Flores comestíveis: cor, perfume e sabor na sua dieta
O uso culinário das flores remonta milhares de anos para os romanos, chineses e gregos. Muitas culturas usam flores em sua culinária tradicional, como flores de abóbora em comida italiana e pétalas de rosa em comida indiana. Somar flores na sua alimentação pode ser uma boa forma de adicionar cor, sabor e criatividade para valorizar os pratos, principalmente quando recebe convidados em casa. Cada uma das flores apresenta um sabor, algumas são picantes, enquanto outras têm um efeito mais floral e perfumado. A variedade de sabores é intensa e o resultado é surpreendente!
Não é incomum ver pétalas de flores usadas em saladas, chás e como enfeite para sobremesas. Elas inspiram usos criativos em massas artesanais, em sorvetes caseiros, doces, na xícara do seu chá preferido, para uso em uma limonada ou bebidas em geral. Podem fazer parte do sabor, e, ao mesmo tempo, acrescentar um toque deliciosamente delicado na sua alimentação.
Como comer flores com segurança
Assim como comer flores pode ser saboroso e agradável, é preciso ter conhecimento do assunto, pois algumas são tóxicas e o efeito pode ser perigoso. Não se assuste. Siga estas dicas para poder experimentar com segurança:
– Somente coma flores que você tem certeza que são comestíveis. Na dúvida, consulte um livro de referência sobre flores e plantas comestíveis.
– Coma flores que você mesma cultivou ou que sabe que são seguras para consumo. Flores da floricultura provavelmente foram tratadas com pesticidas ou outros produtos químicos.
– Não coma flores colhidas em estrada, ruas públicas ou em parques. Elas podem ter sido tratadas com pesticidas ou herbicidas, além de receberem alto índice de poluição.
– Coma apenas as pétalas, removendo pistilos e estames antes de comer.
– Se você sofre de alergias precisa ser mais cuidadoso. Introduza gradualmente as flores comestíveis, pois elas podem agravar o problema.
– Para manter as flores frescas, coloque-as sobre um papel toalha umedecido e leve à geladeira em um recipiente hermético. Algumas vão durar até 10 dias dessa maneira. Água gelada pode revitalizar flores murchas.
Relação de flores que você pode comer com segurança.
Allium
Todas as flores da família Allium (alho-poró, cebolinha, alho, cebola) são comestíveis e saborosas! Todas as partes desta planta são comestíveis
Angélica
Dependendo da variedade, as flores variam de lavanda pálido azul a rosa e tem um sabor similar ao de alcaçuz
Rúcula
As flores são pequenas, com centros escuros e com um sabor picante muito parecido com as folhas. Elas variam da cor do branca ao amarelo escuro com listras roxas.
Manjericão
As flores de manjericão têm uma variedade de cores entre branco a cor de rosa a lavanda. O sabor é semelhante ao das folhas, mas é mais suave.
Borragem
As flores são azuis e bonitas e um sabor inusitado de pepino!
Calêndula
As flores de calêndula têm sabor picante e apimentado e podem ser usadas como açafrão. Sua cor vibrante dourado acrescenta traço especial para qualquer prato.
Camomila
As flores têm um sabor doce e são frequentemente utilizadas em chás.
Citrus (flores de laranja, limão, lima)
Flores cítricas são doces e altamente perfumadas. Use moderadamente ou elas vão perfumar demais o prato.
Erva-doce
As flores amarelas de erva-doce são olhos doces com um sabor sutil de alcaçuz, muito parecido com a própria erva.
Hibisco
Famosa por ser utilizada para fazer chá, o sabor de amora vibrante é azedo e pode ser usado com moderação.
Impatiens
As flores não têm muito sabor, mas são facilmente cultivadas em casa. Servem como um enfeite bonito.
Jasmim
Estas flores super perfumadas são usadas em chás. Você também pode usá-las em pratos doces, mas com moderação.
Lavanda
Doce, picante e perfumadas, as flores são um ótimo complemento para pratos salgados e doces
Lilás
O aroma cítrico floral reflete em seu sabor também.
Rosa
As pétalas têm um sabor fortemente perfumado, perfeitas para flutuar em bebidas ou sobremesas e para uma variedade de compotas. Todas as rosas são comestíveis, com sabor mais pronunciado em variedades mais escuras.
Girassol
As pétalas podem ser comidas e o broto pode ser cozinhado como uma alcachofra.
Violetas
Outra flor famosa e comestível. As violetas ficam doces e belas como guarnição. Use as flores em saladas e sobremesas para enfeitar e também em bebidas.
Agora que você conhece algumas das flores que podem ser consumidas sem problema, providencie seu próprio canteiro para cultivá-las em casa. Será uma delícia colher as flores do seu jardim e levá-las diretamente para suas receitas e bebidas. Mais cor, aroma e sabor na sua dieta.
Fonte: True Food: “Eight Simple Steps to a Healthier You (National Geographic, 2009)” por Annie B. Bond, Wendy Gordon e Melissa Breyer
-
Diabetes Gestacional e a nutrição adequada
Veja algumas dicas importantes: Alimentos a serem evitados – Produtos com farinha refinada […]
-
Qual é o seu tipo de pele?
Este procedimento evita que você, em vez de melhorar o aspecto da […]
-
O consumo de cálcio ajuda a perder peso?
A verdade De acordo com a University of Texas Southwestern Medical Center, o […]