Alho poró: sabor e saúde na sua dieta!

vários alhos porós na mesa

Entretanto, é importante ficar atento a algumas contraindicações:

lactantes devem evitar pois pode provocar cólicas no ventre da criança

– para recém-nascidos e para as pessoas com pressão baixa, hipertireoidismo não controlado e para quem usa medicamentos para controle do nível de sangue.

– para quem sofre de insuficiência renal não precisa eliminar a alho poró da alimentação, basta consumi-lo cozido para reduzir a quantidade de potássio na sua composição.

Você pode utilizar este alimento como tempero ou ingrediente de diversos pratos. Peixes, aves, carnes, molhos, patês, sopas, caldos, recheio de sanduíches e muitos outros.

Meia xícara do alimento picado e cozido possui apenas 15 calorias, sendo 25 miligramas de vitamina C e 16 miligramas de cálcio, além de um pouco de niacina (também conhecida como vitamina B3).

Que tal experimentar esta receita fácil e muito gostosa?

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

– 1 pedaço de alho-poró picadinho

– ½ tomate picado

– 2 ovos

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça ligeiramente o azeite e refogue o alho-poró por 2 a 3 minutos, até começar a amolecer. Junte o tomate e cozinhe por mais 2 minutos. Retire os legumes com a escumadeira e reserve. Bata os ovos em uma tigela e acrescente 2 colheres de sopa de água fria. Tempere e despeje a mistura na panela. Junte os legumes e cozinhe cerca de 5 minutos, até o omelete ficar firme.

Rendimento: de 1 a 2 porções

Crédito imagem 1- Flickr/karenandbrademerson

2- Flickr/Greencolander

Deixe uma Resposta

Deixe uma resposta