Medicina Ayurveda: uma jornada de cura para o corpo e mente

Blog Medicina Ayurveda

O que vem em sua mente quando falamos em medicina ayurveda? Embora tenha ganhado força no Brasil somente na década de 80, esta prática indiana existe há 5 mil anos e promove poderosos benefícios para a saúde do corpo e mente.

Com foco único no bem-estar geral, a ciência ayurveda trabalha para equilibrar nossa energia vital. De acordo com esta prática, o desequilíbrio energético causado por problemas emocionais ou físicos libera toxinas no organismo que dão origem às doenças.

A ayurveda entra em cena justamente para fortalecer nossa vitalidade, com o objetivo de promover saúde, bem-estar e uma vida mais vibrante e leve.

Quer descobrir os poderes desta prática milenar e como ela favorece nossa energia vital?

Então continue com a gente neste post.

O que é a medicina ayurveda?

Em sânscrito, ayurveda significa “ciência da vida”. Esta prática originada na Índia há cerca de 5 mil anos é um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade e consiste em princípios holísticos que visam equilibrar o corpo e mente..

Conhecida como a mãe da medicina, seus princípios e estudos foram base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

Para a ayurveda, a doença é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. Como ciência integral, considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, e, se não forem corrigidos, desencadeiam enfermidades que prejudicam nossa vitalidade.

Entenda a prática

Para entendermos melhor esta terapia milenar, é necessário se desprender dos conceitos da medicina ocidental de “saúde, doença e cura”, e pensar na busca pela harmonia entre corpo, mente e espírito – ou seja, o equilíbrio da energia vital como um todo.

A ayurveda considera que a saúde reflete um estado de bem-estar geral, em que a pessoa busca estar em sinergia consigo mesma e com as energias que regem a natureza e o universo. Ao estar em equilíbrio, o indivíduo se mantém saudável e feliz.

De acordo com a teoria ayurvédica, todos somos compostos por uma combinação de cinco elementos: ar, água, fogo, terra e espaço. Esses elementos se combinam no corpo para formar três energias que favorecem a vitalidade, chamadas doshas: vata, kapha e pitta.

Os doshas representam as características físicas e psicológicas associadas à nossa energia vital e substâncias que permeiam nosso corpo. Cada dosha é formado pela combinação de dois dos cinco elementos, sendo o nosso corpo composto por três doshas.

Alongamento Massagem Ayurvédica

Vata – formado pelos elementos ar e espaço, este dosha está ligado ao movimento e comunicação, sendo responsável pela eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

Pitta – A combinação entre fogo e água representa a energia da transformação e é responsável pela regulação da temperatura corporal e controle do apetite e da sede.

Kapha – Composto por água e terra, este dosha representa a união e está relacionado ao funcionamento das articulações.

A medicina ayurveda acredita que quando um dos doshas está em desequilíbrio ficamos mais propensos a doenças como pressão alta, diabetes, dores crônicas, alergia, ansiedade e depressão.

Para restabelecer este equilíbrio, a prática milenar utiliza técnicas como método de prevenção e cura, como aromaterapia, fitoterapia, yoga e, claro, massagens ayurvédicas.

    Está gostando do conteúdo? Inscreva-se para receber mais!

    No Blog do Buddha Spa você encontra dicas e informações sobre relaxamento e bem-estar.
    Assinando nosso conteúdo, além de ficar bem informado, você receberá em primeira mão nossas ofertas e promoções.

    Ayurveda no Buddha Spa

    A medicina ayurveda é base de duas das principais terapias do menu de serviços do Buddha Spa: a Massagem Ayurvédica e a Indian Head. Saiba, abaixo, mais detalhes sobre cada uma:

    Massagem Ayurvédica

    A Massagem Ayurvédica é revigorante e altamente relaxante, indicada para auxiliar no realinhamento postural, diminuição dos sintomas do estresse, ansiedade e depressão, tratamento da insônia e fortalecimento do sistema imunológico.

    Com o cliente deitado no tatame, o terapeuta utiliza as mãos e os pés para combinar movimentos de deslizamento profundo com manobras que trabalham o alongamento, relaxando e revigorando o corpo e mente. No Buddha Spa, esta experiência é feita com pó de babaçu, ingrediente rico em propriedades analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e microesfoliantes.

    Saiba mais sobre a Massagem Ayurvédica em nosso #MinutoBemEstar

    Gostou do vídeo? Veja nossa série completa do #MinutoBemEstar em nosso canal do Youtube clicando aquii.

    Indian Head

    Indian Head

    A Indian Head é uma massagem extremamente relaxante com foco na região da cabeça, pescoço, ombros e rosto, indicada para auxiliar na redução de dores de cabeça, esgotamento mental e estresse.

    Benefícios

    As massagens indianas promovem o rejuvenescimento, realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da autoconsciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

    Atuam diretamente nos seguintes sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos – desfazendo bloqueios emocionais), dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

    “Nossas experiências são altamente relaxantes e eficazes para liberação energética do organismo. Estimulam a vitalidade, deixando o corpo relaxado e energizado”, explica a coordenadora técnica do Buddha Spa, Nayara Medeiros


    Algumas de nossas terapias Ayurveda

    Deixe uma Resposta

    Deixe uma resposta