Por que a massagem faz você se sentir tão bem?
É muito raro encontrar alguém que não se renda ao prazer de receber uma massagem. Em qualquer idade ou sexo. (E até nossos bichinhos de estimação adoram!) Mas, você parou pra pensar o que realmente a transforma em uma prática tão gostosa de receber? Pesquisando sobre o assunto, encontrei um texto que pode esclarecer um pouquinho esta dúvida.
A matéria publicada no catalyst-massage fala um pouco da ação física do toque da massagem e como ela envia boas mensagens aos nossos corpos. Segundo Douglas Nelson, terapeuta neuromuscular e fundador da “Precision Neuromuscular Therapy”, a resposta das sensações agradáveis e da atuação da massagem reside no cérebro.
Conforme Douglas Nelson, há muito tempo já se fala da conexão corpo/mente. Como os sentimentos podem atuar diretamente na saúde física, gerando problemas como doenças, dores e mal estar. Como a a raiva, por exemplo, podem causar aumento da tensão muscular, respiração constrita e aumento da frequência cardíaca. Já as emoções positivas elevam o bem-estar, melhorando a disposição geral. As emoções e pensamentos têm consequências físicas.
Partindo desta conexão, a massagem atua de forma inversa, pois através da agradável sensação do toque na pele, atuando no campo físico, o cérebro interpreta como sendo um sinal de fecilidade emocional. Por isso o relaxamento do corpo é também relaxamento da mente. Além disso, este estado positivo influencia seu dia a dia e faz com que você observe tudo ao seu redor de forma mais positiva e otimista, deixando sua atenção mais seletiva ao que é bom. “O seu estado emocional pacífico e positivo predispõe a notar muitas pequenas bênçãos que você já poderia ter esquecido.”
Ação física após a massagem e a conexão com o cérebro
Como é citado no texto, é importante também lembrar que a massagem libera hormônios que criam respostas físicas que atuam no controle do estresse e no alcance do relaxamento. Estudos têm mostrado que situações e atividades relaxantes, como a massagem, estimulam as pessoas a “se sentir bem” (hormônio ocitocina), reduzindo o estresse, promovendo uma sensação de bem-estar, relaxamento e prazer depois de apenas 15 minutos de massagem moderada com pressão na parte superior das costas.
Interromper os ciclos de hormônios do estresse é importante
O artigo cita também que interromper as consequências físicas geradas pelo estresse elevado pode salvar vidas, pois a exposição subsequente ao cortisol e outros hormônios do estresse elevado causam vários problemas de saúde como: ansiedade, depressão, problemas digestivos, doenças cardíacas, insônia, ganho de peso e diminuição da memória e concentração.
Portanto, a conhecida conexão corpo, mente e espírito e seu equilíbrio são a resposta da atuação e toque mágico da massagem, atuando positivamente no humor. Uma deliciosa sensação que promove saúde, bem-estar e melhora a sua qualidade de vida.
Massagem é uma ferramenta terapêutica poderosa com cara de mimo. Entregue-se, aprecie e seja mais feliz!
Matéria de Set/14 editada- Fonte dados: catalyst-massage.com Por BCires
-
O Reiki e as crianças
Uma sociedade pacífica e amorosa se faz com cidadãos saudáveis e do bem. […]
-
Benefícios do Ômega 3 para crianças
Se você tem filhos pequenos, a partir de 2 anos de idade, é […]
-
Terapias Xamânticas em Spas – Filtro dos sonhos
O filtro dos sonhos é utilizado em SPAs como decoração, mas tem um […]